sábado, 7 de novembro de 2015

7 coisas que Deus abomina

Texto: “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para a mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos” (Pv 6.16-19).
Introdução: Enquanto aborrecer significa zangar-se, abominar quer repelir com ódio. Devemos evitar estas coisas que Deus aborrece e abomina.
1- OLHOS ALTIVOS
Olhos altivos têm a ver com orgulho e arrogância. A Bíblia ensina que o temor do Senhor consiste em odiar o mal, pois Ele aborrece a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa (Pv 8:13)
Vencer a altivez é um dos desafios da vida cristã. Devemos ser obedientes ao Senhor Jesus para podermos anular toda a altivez que venha se levantar contra o conhecimento de Deus (2 Co 10.4-6). Jesus ensinou que aquele que “a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23:12).
2- LÍNGUA MENTIROSA E A FALSA TESTEMUNHA
Das sete coisas que Deus aborrece, três são pecados da língua. Deus odeia a mentira e todo mentiroso será castigado por Deus (Sl 7.12-16). Muitos têm confiado na mentira achando que podem enganar o próprio Deus.
Deus é verdade, e a mentira não vem dele (Jo 8.44). Temos que aprender falar a verdade (Ef 4.25). O verdadeiro discípulo é aquele que odeia e abomina a mentira e busca a verdade da Palavra de Deus (Sl 119.163). Jesus pediu que os seus discípulos fossem santificados na verdade (Jo 17.17).
3- MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE
Devemos procurar ficar longe dos violentos: "Não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles, porque o seu coração maquina violência, e os seus lábios falam para o mal”. (Pv 24.1-2).
Lamentavelmente a violência está descontrolada em nossa sociedade. Apesar das promessas de segurança feita pelos políticos, precisamos entender que a verdadeira solução para vivermos em paz está em Jesus. (Jo 14.27).
4- CORAÇÃO QUE TRAMA PROJETOS INÍQUOS
O crescimento da injustiça tem levado muitos ao desespero e à prática da iniquidade. Até mesmo pessoas que dizem ser servos do Senhor e ensinam a Sua Palavra podem ser tentadas a tramarem projetos malignos e pecaminosos.
A Bíblia, porém, nos garante que tudo isto um dia será mudado, pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos serão sustentados pelo Senhor (Sl 37:17).
5- PÉS QUE SE APRESSAM A CORRER PARA O MAL
A Bíblia ensina que ao cedermos à tentação e nos apressarmos em fazer o mal, seremos rejeitados por Deus (Sl 34:16). Por isso devemos aborrecer o mal e amar o bem (Pv 8.13; Tt 1.8). Esses conceitos exigem um novo modo de pensar.
6- TESTEMUNHA FALSA
Não se pode testemunhar daquilo que não ouviu ou presenciou. Somente a verdade pode nortear nossas atitudes e testemunhos (Ex 20.16; Sl 101.7; Ef 4.25; Tg 3.14).
7- O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS
A contenda é obra dos maldizentes, pois “não havendo maldizente, cessa a contenda" (Pv 26.20). Infelizmente, existem aqueles que se ocupam em falar mal dos outros semeando contendas. Deus detesta tal comportamento, pois "o que ama a contenda ama o pecado” (PV 17.19).
Conclusão: Quando amamos uma pessoa, procuramos evitar as coisas que ela não gosta. Quando Deus diz que detesta essas sete coisas, está dizendo que as pessoas que o amam devem tirar todos esses pecados da própria vida. Amém.
Provérbios 6:16-19

Fonte: Pr. Jorge Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário